quarta-feira, 18 de maio de 2011

O PERIGO DOS ANTI-CONCEPCIONAIS EM GATAS E CADELAS

Olá gente, ví um caso hoje de uma gatinha que de tomar anticoncepcional desenvolveu tumores de mamas enormes, ela tem apenas 8 meses e a dona muito humilde pediu ajuda pois gosta muito da gatinha e nem sabia q os tumores tinham associação com as injeções, a melhor coisa gente, é sempre CASTRAR, evita todos esses problemas. Hoje em dia tem locais q fazem a castração a baixo custo mas ANTICONCEPCIONAL PARA CADELAS E GATAS NUNCA MAIS, POR FAVOR!!!!
Aqui vai o relato das pessoas q estão ajudando e pedindo ajuda tbm, se puderem compartilhar, os bichinhos agradecem! :)

Evey




Gente precisamos de ajuda!

Estávamos Eu e a Bruna no centro de castração da prefeitura castrando alguns animais e encontrei uma senhora e uma menina com esta gatinha de 8 meses no colo.
Elas levaram a gata no ccz para castrar, mas claro que não castraram por causa dos tumores.
A menina chorava muito e fiquei com muita pena da gata nestas condições já que a mulher nos pediu ajuda disse que não tinha condições financeiras para tratar a gata mas que a amavam muito.Não pude fingir que não vi.
Bom o caso é o seguinte:
infelizmente mais um animal sofrendo por falta de informação
a lurdinha(dona da gata) disse que levou a gata a 3 meses para tomar anti concepcional na casa de ração perto da casa dela e depois disso os tumores começaram a crescer,sabemos que esses anti concepcionais vendidos a deus dará em todas as esquinas e que custam 5,00 são na verdade venenos injetáveis e que vários animais sofrem depois de tomar essas merdas, mas muitas pessoas não sabem disso e acham que estão fazendo o bem aplicando a medicação em seus animais.
A Bruna levou a Mia(gata) no veterinário que fez a primeira cirurgia
e passou alguns medicamentos.
Mas não temos condições de dar continuidade com o tratamento da Mia que precisará de mais 2 cirurgia e medicações.
Como sabem a Bruna está com 28 gatos em casa e eu com 19 infelizmente não podemos cuidar da Mia sozinhas.
Gostraiamos de leva-la na Gleidice uma veterinária especialista em tumores (oncologista) que tem na UFMG mas não temos dinheiro para consulta e exames, por isso estamos pedindo ajuda para salva-la.

POR FAVOR QUEM PUDER AJUDAR ENTRE EM CONTATO CONOSCO

NÃO PODEMOS DEIXAR DE AJUDAR A GATA POR FALTA DE DINHEIRO.
ELA SENTE DOR E ESTÁ TENDO DIFICULDADE PARA DEITAR E DORMIR.
A MENINA GOSTA MUITO DA GATA E ESTÁ DISPOSTAS A TRATAR E CUIDAR
DA GATINHA.
NOS AJUDE A DIVULGAR O CASO.
E QUALQUER AJUDA É BEM VINDA.

SE ALGUM VETERINÁRIO QUISER NOS AJUDAR ME MANDE O CONTATO POR EMAIL QUE RETORNAREMOS.
OBRIGADA A TODOS.

PARA AJUDAR ENTRE EM CONTATO
SARA 85939474 / 34586829
BRUNA 88852017
REPASSEM
BH | MG
saracmonteiro@hotmail.com


A seguir um texto q eu achei bem legal de uma veterinária!

Com a população de animais abandonados na ruas aumentando, aumenta também a preocupação de quem tem animais em casa, a um tempinho atrás apareceu o anticoncepcional para cadelas e gatas. Tais medicamentos apresentam grande aceitação, pois são de baixo custo e podem ser encontrados facilmente em casas de rações e lojas do gênero, além de serem vendidos sem prescrição do médico veterinário.
Os anticoncepcionais são encontrados sob a forma de comprimidos ou injeções (“vacinas”), e tendem a retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais além de incômodos como o sangramento das cadelas. A maneira mais utilizada é a injetável e a dose varia de acordo com o peso do animal. Existe uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional. Na cadela, é mais fácil identificar essa fase, mas, na gata, por ser um animal que apresenta vários cios por ano, é bem mais complicado. As pessoas aplicam a medicação sem saber o período certo, o que pode acabar ocasionando mais problemas. Muitos aplicam a medicação quando o animal já está no cio o que é extremamente prejudicial para a saúde das mascotes. Além disso, é muito comum gatas prenhes receberem a medicação por seus donos não saberem que elas estão gestantes. Na totalidade dos casos, os fetos irão morrer e ficar retidos no útero até que ocorra uma grande infecção colocando a vida da gata em perigo.
O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores de mama, infecções uterinas e tumores uterinos e de ovário, além de predisporem a doenças endócrinas, como o hiperadrenocorticismo, e promoverem resistência insulínica, provocando o surgimento da diabetes mellitus. Também pode ser observada falha, ausência ou descoloração do pelo no local da aplicação.
No caso da infecção de útero, o tratamento é a retirada do órgão de forma emergencial, antes que o animal entre no quadro de infecção generalizada, toxemia associada à insuficiência renal, colapso e morte.
Já nos casos de neoplasia mamária, a maioria é de origem maligna e somente o diagnóstico e o tratamento precoce podem salvar ou prolongar a vida do animal com câncer. O tratamento é cirúrgico, associado ou não à quimioterapia.

A única vantagem encontrada nesse método é o baixo custo. Há alguns anos, vários profissionais administraram anticoncepcionais para evitar que fêmeas tivessem cria. Os custos da cirurgia de castração eram muito altos e poucas pessoas podiam arcar com esse gasto. Com o passar dos anos, vários estudos desenvolvidos sobre esse assunto provaram que o custo-benefício dos anticoncepcionais para animais não é compensatório e, hoje, a cirurgia de castração é muito mais acessível e largamente indicada.
É importante lembrar que, se por um lado o anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nos animais, a castração, por sua vez, diminui a incidência de tumor de mama principalmente quando realizada nos primeiros anos de vida do animal. Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores e doenças relacionados ao sistema reprodutor em cadelas e gatas.

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária

Retirei do site: http://www.petshopauqmia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário